domingo, 16 de janeiro de 2011

Novo cross over Kia Sportage a partir de 25.990 euros


É mais um para se intrometer na luta pela liderança do segmento dos crossovers compactos e desafiar a hegemonia do Nissan Qashqai. A terceira geração do Kia Sportage já está disponível no mercado português, equipado com duas motorizações diesel, com destaque para onovíssimo 1.7 CRDi de 115cv, e preços a partir dos 25.990 euros.
Mais longo, mais baixo e mais largo que a anterior geração (cresceu 9cm em comprimento e 5,5 cm em largura, perdendo 9,5 cm em altura), o novo Sportage quer um lugar de destaque no popular segmento dos crossovers compactos, e «roubar» quota de mercado ao incontornavel Nissan Qashqai, mas também Mitsubishi ASX e Peugeot 3008.
Para isso, o Sportage apresenta uma estética atractiva, que dá continuidade ao conceito de design, Kia at First Sight, e que passa pela afirmação da imagem da marca através de uma grelha marcante e inconfundível (denominada Tiger Nose), proeminentes guarda-lamas e uma linha de cintura elevada, sendo de destacar a ausência do terceiro vidro lateral, remetendo-nos para um carro desportivo, que contribui para um visual «agarrado ao chão», mas também elegante e assertivo.
A bagageira apresenta uma capacidade de 564 litros, um dos melhores valores da categoria, que pode aumentar até aos 1.353 litros, mediante o rebatimento dos bancos traseiros.
No mercado português, o Sportage está disponível com duas motorizações diesel de 1,7 litros e 2 litros, esta última com a possibilidade de ser associada à transmissão às quatro rodas e à caixa automática, em opção. Por encomenda estão disponíveis dois motores a gasolina, um 2 litros com 163 cv e caixa manual de cinco velocidades (cx. auto. de 6 vel. em opção) e um 1.6 GDI de injecção directa com 140 cv e caixa manual de seis velocidades.
A motorização de 1,7 litros, que deverá centrar as preferências no mercado português, está associado a uma caixa manual de seis velocidades e debita 115 cavalos e 255 Nm de binário máximo. Equipado com start&stop, o Sportage equipado com este motor anuncia um consumo médio de 5,2 litros aos cem, 135 g/km de emissões de CO2, assim como uma velocidade máxima de 173 km/h e 12,8 segundos para cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h.
No que diz respeito ao motor de 2 litros debita 136 cavalos e 320 Nm de binário máximo e, na versão 4x2 com caixa manual de seis velocidades, promete um consumo médio de 5,5 litros, 147 g/km de emissões de CO2, uma velocidade máxima de 182 km/h. A versão 4x4 com caixa automática anuncia um consumo médio de 6,9 litros, enquanto as emissões de CO2 disparam para as 179 g/km.
A gama é composta por três níveis de equipamento: LX, a versão de entrada, da qual se destacam as jantes em liga leve de 16 polegadas, grelha do radiador (o elemento identificativo) em cor prata mate, spoiler traseiro preto de alto brilho, ar condicionado manual, bancos dianteiros ajustáveis em altura; EX, o intermédio, que acresce faróis de nevoeiro dianteiros, rede de bagageira, ajuste em profundidade do volante, computador de bordo, ar condicionado automático, sistema de mão livres Bluetooth, comandos do rádio do volante, cruise control, sensor de luz, jantes em liga leve de 17 polegadas, faróis dianteiros com LED, vidros escurecidos e grelha do radiador cromada; e, finalmente, a TX, que acrescenta câmara traseira de auxílio ao estacionamento, estofos em tecido e pele e barras de tejadilho longitudinais.
Diferenças que, em termos financeiros, significam um aumento no preço final de 2.000 euros no caso do EX face ao LX, e de apenas 1.000 euros na passagem do EX para o TX.
Em termos de preços, o 1.7 CRDi 4x2 com o nível de equipamento LX vai estar disponível por 25.990 euros, ao passo que a EX custará 27.990 euros, enquanto a TX é proposta por 28.990 euros. Os responsáveis da marca em Portugal acreditam que a versão mais equipada, a TX, irá representar 80 por cento das vendas no mercado nacional.
No caso da motorização 2.0 CRDi, disponível apenas com o nível de equipamento mais completo (TX), arranca nos 32.990 euros (4x2), com a versão equipada com caixa automática de seis velocidades e tracção 4x4 a custar mais 8.500 euros (41.490 euros).
Fonte: AutoPortal

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