Sierra GMC Terrain HD Concept Todos os leva a capacidade Heavy-Duty Para a terra nova
DETROIT - A GMC Sierra All Terrain conceito HD é uma exploração da capacidade do caminhão pesado combinado com maior versatilidade off-road. Destaca-se por um design arrojado exterior, suspensão reforçada todo o terreno e os detalhes de um prêmio esperado GMC - todos projetados para possibilitar maior acesso aos destinos off-road.
O novo Sierra HD 2011 está na base do conceito All Terrain HD, com uma modificação, a produção baseada em chassi 4WD e do diesel de Duramax / Allison powertrain 1000 de seis velocidades. A suspensão reforçada e dimensões da carroçaria original, incluindo distância ao solo superior e mais ampla faixa, bem como uma maior aproximação ângulos e partida, entregar capacidade off-road, mantendo os níveis de HD de capacidade de carga e reboque.
DETROIT - A GMC Sierra All Terrain conceito HD é uma exploração da capacidade do caminhão pesado combinado com maior versatilidade off-road. Destaca-se por um design arrojado exterior, suspensão reforçada todo o terreno e os detalhes de um prêmio esperado GMC - todos projetados para possibilitar maior acesso aos destinos off-road.
O novo Sierra HD 2011 está na base do conceito All Terrain HD, com uma modificação, a produção baseada em chassi 4WD e do diesel de Duramax / Allison powertrain 1000 de seis velocidades. A suspensão reforçada e dimensões da carroçaria original, incluindo distância ao solo superior e mais ampla faixa, bem como uma maior aproximação ângulos e partida, entregar capacidade off-road, mantendo os níveis de HD de capacidade de carga e reboque.
"O Serra All Terrain conceito HD leva pendentes da GMC plataforma HD novo para o próximo nível, o para casa com o diesel lendário Duramax / transmissão Allison, e fornece uma expressão pesada do prémio GMC Todos os pacotes do terreno", disse Lisa Hutchinson, produtos GMC o diretor de marketing. "Ele proporciona a excepcional capacidade do HD Serra - puxar reboque, e de desempenho - e aplica-los para ambientes mais difíceis de condução. É a melhor ferramenta de nível profissional para as equipes de construção, fazendeiros e aventureiros cujas atividades não são limitadas por onde o asfalto termina. "
A Serra All Terrain HD possui um exclusivo de cinco metros, oito polegadas Crew Cab / configuração corpo curto, que suporta uma caixa de rodas-em-proporção-cantos.Menor no comprimento do que os modelos de produção Sierra HD, as dimensões do conceito de contribuir para uma maior aproximação / ângulo da partida. Outros elementos off-road incluem:
Wider, 73 polegadas pista (1.853 mm) para maior estabilidadeCerca de 3 polegadas (76 mm) maior distância ao soloCustom frente superior e inferior de controle de armasEspecialmente construída choques Fox off-road com controle remoto reservatórios de fluido (integrada nos forros da roda)Frente e choques traseiro jouncefrente Electronic desconexão barra estabilizadora35 centímetros de altura KM2 BFGoodrich "Mud Terrain" pneus montados em rodas de 20 polegadas em alumínio usinadoprotecção inferior completo composto."Os atributos que aumentam a capacidade do Todo Terreno Serra HD construir sobre os recursos já pendentes oferecido em todos os novos-produção de caminhões Sierra HD", disse Hutchinson. "Embora seja estritamente um conceito, é uma muito realista."
De qualquer ângulo, o All Terrain HD parece parte de um intérprete off-road dedicado, com negrito, características acentuadas complementada por uma grande postura e perfil alto.
pára-choques aerodinâmico são projetados para melhorar ângulos de aproximação e partida e incorporar a recuperação de quadro montado ganchos - com placas do patim integrada. Uma grade, grande fluxo de ar otimizado maximiza arrefecimento em condições difíceis, enquanto que uma capa de indução forçada entrega mais ar ao motor diesel de Duramax.
"O projeto do All Terrain HD é uma expressão de suas capacidades - forte, funcional e absolutamente profissional da classe", disse Carl Zipfel, gerente de design. "Estamos animado sobre os elementos de design e explorar como eles poderiam se aplicar a GMCs futuro."
guarda-lamas grandes esticar para longe do corpo para cobrir os pneus de 35 polegadas de altura BFGoodrich. Na traseira, a caixa de carga possui fechadura, compartimentos de armazenamento acesas, juntamente com uma série de grampos de amarração, incluindo um par no chão cama e dois em cada lado da cama. Um tapete de borracha antiderrapante é usada na traseira, enquanto dois compartimentos especiais dentro da caixa de carga fornecer acesso a uma tomada de 110 volts e compressor de ar. Um forro de cama composta com uma "placa de circuito" único padrão fornece uma tampa protetora para a cama.
Motorizado, destacáveis ajudar passos para a cama de cabina e de carga tornar mais fácil para entrar e sair do Todo Terreno HD, enquanto maximiza a distância ao solo durante a condução off-road. Ele também incorpora uma série de elementos de iluminação de nível industrial para proporcionar maior visibilidade para uma condução mais segura, onde as estrelas podem ser a única outra fonte de iluminação. Os detalhes de iluminação incluem:
LED de alta intensidade taillamp farol, luz de nevoeiro e iluminação montado em resistente ao impacto e caixas compostas com iluminação edge-litLED de alta intensidade parque e transformar lâmpadas de sinalizaçãoSmooth aparência de frente luzes de presença integrada por trás da borda superior do vidro do pára-brisaCentro Integrado de alta montado luz de travagem e luzes de presença da retaguarda montada na borda superior do vidro da janela traseiraprojectores LED para a plataforma de carga e apoiar as medidas.O All Terrain HD é pintado Iridium metálicos - uma cor escura do carvão vegetal que revela um avermelhado, inflexão anodizado, quando vistos de certos ângulos. Ele complementa outros acabamentos anodizado e metal de cetim, no exterior, que dão o caminhão de uma aparência mais precisos e funcionais.
O interior coincide com a estética exterior, com nomeações de prémios e uma maior funcionalidade, incluindo a iluminação reforçada. Ela transmite solidez e precisão, detalhes sotaque mistura tais como malha de aço inoxidável e cromo acetinado, com uma expressão ampliada das características do Todo Terreno premium. Dois-tom escuro bancos de couro cinza, combinados com couro gravado fibra de carbono ao estilo as superfícies de assento, têm contraste costura vermelha. Adicional de couro-embrulhado características interiores incluem o volante, painel de instrumentos e consola central.
Uma rádio nova navegação também é destaque no Todo Terreno Serra conceito HD e previews rádios futuro a ser oferecidos em veículos GMC. Um sistema integrado de 80 gigabytes de disco rígido contém dados de mapas para o sistema de navegação. Ele elimina a necessidade de um disco de mapas e proporciona maior capacidade de armazenamento de música a partir de dispositivos portáteis. Ele também possui DVR-estilo "playback lapso de tempo", que permite até 20 minutos de gravação / reprodução do AM / FM / estações de rádio XM.
Todos os chassis e suspensão do terreno
Baseado no chassi do 2011 caminhões Sierra HD, o All Terrain HD apresenta uma armação de aço totalmente fechada com excepcional resistência e rigidez à torção.Ele incorpora a suspensão do modelo de produção "nova frente independente e suspensões traseiras assimétricas mola, mas com um maior de 73 polegadas (1.853 mm) faixa (dianteiro e traseiro) que aumenta a estabilidade durante o off-road e estradas. A produção Sierra 2500HD tem vias dianteira e traseira de 68,8 polegadas (1.748 milímetros) e 67,3 polegadas (1.709 mm), respectivamente.
Um aumento da altura do passeio proporciona maior altura livre do solo de 21,1 polegadas (536 mm) na roqueiros e 11,8 polegadas (300 mm) com a derrapagem placas, enquanto especializados choques Fox off-road entregar excepcionais de amortecimento em terrenos difíceis. Eles foram criados especialmente para o All Terrain HD, com válvulas específicas. Os choques característica visível, à distância de reservatórios de fluido - ligado aos órgãos de choque através de mangueiras de costume - montado na casa do leme e os forros são comparados com os choques jounce dianteiro e traseiro. Eles acrescentam compressão de amortecimento e mais rebote controlada, o que ajuda a aumentar a estabilidade, controle e manuseio.
O All Terrain HD também possui desconexão electrónica da barra estabilizadora dianteira, que permite maior capacidade de rastreamento em terreno rochoso. O motorista simplesmente aperta um botão no interior da cabina para desconectá-lo da suspensão dianteira.
braços de controle personalizado superior e inferior da suspensão dianteira são projetados para trabalhar com os choques Fox off-road e choques jounce, apoiando a maior distância ao solo e altura de passeio. Eles contribuem para a maior faixa, assim como as rodas de alumínio de 20 polegadas agressiva máquina todo-terreno. As rodas são profundas, com seis elementos split-falou, e são construídas em um método flange drop-reverso que assegura a força ideal. Eles também apresentam uma mistura de cromo acetinado e acabamento em alumínio anodizado, que proporcionam maior durabilidade e uma aparência de elevado valor que complementa o corpo Iridium cor metálica.
Um completo composto underbody escudos sistema de proteção da transmissão do All Terrain HD, o sistema de transmissão, tanque de combustível, sistema de escape e os diferenciais dos eixos. Ele começa com o pára-choque dianteiro, que rola debaixo do caminhão e leva a um composto pan barriga, integral, que abrange uma placa do patim suspensão dianteira. As tampas de proteção também são montados sob o acionamento componentes, enquanto os diferenciais dianteiro e traseiro recurso directo montadas as placas do patim. O amortecedor traseiro é integrado com a placa traseira derrapar.
detalhes Powertrain
A Serra All Terrain conceito HD é propulsionado pelo novo 6.6L, a produção Duramax turbo-diesel de V-8 e Allison 1000 de seis velocidades combinação de powertrain transmissão automática oferecidos no 2.011 caminhões Sierra HD. O Duramax é avaliado em 397 cavalos (296 kW) e 765 lb-ft de torque (1037 Nm).
O poderoso 6.6L Duramax é mais baixo consumo de combustível - com até 11 por cento maior economia de combustível que versões anteriores - e reduz as emissões de NOx em até 63 por cento. A eficiência do powertrain é assistida pelo Allison 1000 transmissão, que exige menos energia do motor para funil de torque para os eixos. Ele também incorpora um "inteligente" recurso de freio de escape que ajuda a poupar o desgaste dos freios em declives, um recurso disponível sobre a produção de Serra HDs.
Com o mesmo powertrain comprovada como caminhões produção Sierra HD, o All Terrain HD proporciona comparáveis transporte e reboque de recursos, incluindo:
capacidade de carga útil estimada de 2.700 libras (1,225 kg)capacidade de reboque convencional estimado de 13.000 libras (5,896 kg)Estimativa de quinta roda do reboque a capacidade de £ 15.600 (7,076 kg).A Serra All Terrain HD também possui tração nas quatro rodas, com dianteira de bloqueio automático e diferenciais traseiros, enquanto as de 14 polegadas, quatro rodas, sistema de freio a disco a partir da produção Sierra HD oferece o poder de parada única para este off-roader.
Sobre o GMC
GMC está evoluindo para incluir mais caminhões de combustível e crossovers. O GMC Terrain é um pequeno SUV que oferece economia de combustível de 32 mpg rodovia juntamente com a capacidade de experiência em engenharia, e requinte que definiram GMC para mais de um século. Complementando o terreno são o crossover Acádia oito passageiros, picapes, Yukon e Yukon XL e Serra. Hoje GMC é o único fabricante que oferece três full-size modelos híbridos. Detalhes sobre todos os modelos GMC estão disponíveis no www.gmc.com.
GMC SIERRA ALL TERRAIN conceito especificações HD
Veículo:
GMC All Terrain conceito HD
Estilo da carroceria / tração:
5 passageiros de táxi de tripulação, 3/4-ton 4-wheel-drive pickup pesados
Construção:
corpo para o quadro
Motor:
Duramax 6.6L turbo-diesel
Horsepower / kW @ rpm:
397 / 296 @ 3000
Torque (ft-lbs / / Nm) @ rpm:
765 / 1037 @ 1600
Transmissão:
Allison 1000 automática de seis velocidades
Suspensão (dianteira):
de longa e curta-braço independente com barras de torção
Suspensão (traseira):
semi-elípticas de dois estágios de mola multi-folha
Tipo de direção:
integrante assistida por esferas recirculantes
Freios (tipo):
assistida, travões Hydroboost sistema aplica-se, a disco nas quatro rodas, ABS nas quatro rodas
Freio diâmetro do rotor x espessura(Mm):
frente: 13,97 x 1,57 / 355 x 40traseira: 14,17 x 1,34 / 360 x 34
Roda tamanho e tipo:
Alumínio 20 x 9.5 polegadas
Pneu tipo e tamanho:
BFGoodrich 325/60R20 KM2
Distância entre eixos (mm):
148.6 / 3774
Comprimento total (mm):
230.9 / 5864
Largura total (mm):
83 / 2106
Altura total (mm):
81.8 / 2077
Track - frente (mm):
73 / 1853
Track - traseiro (mm):
73 / 1853
Distância mínima ao solo - (mm):
21,1 / 536 (em painéis rocker);11,8 / 300 (em placas do patim)
Ângulo de ataque - frente (grau.):
39
Ângulo de ataque - atrás (grau.):
31
Carga útil máxima (lbs / kg):
2700 / 1225 (est.)
Capacidade máxima de reboque - arranco de bola (lbs - kg):
13.000 / 5896 (est.)
Capacidade máxima de reboque - engate de quinta roda (lbs - kg):
15.600 / 7076 (est.)
A Serra All Terrain HD possui um exclusivo de cinco metros, oito polegadas Crew Cab / configuração corpo curto, que suporta uma caixa de rodas-em-proporção-cantos.Menor no comprimento do que os modelos de produção Sierra HD, as dimensões do conceito de contribuir para uma maior aproximação / ângulo da partida. Outros elementos off-road incluem:
Wider, 73 polegadas pista (1.853 mm) para maior estabilidadeCerca de 3 polegadas (76 mm) maior distância ao soloCustom frente superior e inferior de controle de armasEspecialmente construída choques Fox off-road com controle remoto reservatórios de fluido (integrada nos forros da roda)Frente e choques traseiro jouncefrente Electronic desconexão barra estabilizadora35 centímetros de altura KM2 BFGoodrich "Mud Terrain" pneus montados em rodas de 20 polegadas em alumínio usinadoprotecção inferior completo composto."Os atributos que aumentam a capacidade do Todo Terreno Serra HD construir sobre os recursos já pendentes oferecido em todos os novos-produção de caminhões Sierra HD", disse Hutchinson. "Embora seja estritamente um conceito, é uma muito realista."
De qualquer ângulo, o All Terrain HD parece parte de um intérprete off-road dedicado, com negrito, características acentuadas complementada por uma grande postura e perfil alto.
pára-choques aerodinâmico são projetados para melhorar ângulos de aproximação e partida e incorporar a recuperação de quadro montado ganchos - com placas do patim integrada. Uma grade, grande fluxo de ar otimizado maximiza arrefecimento em condições difíceis, enquanto que uma capa de indução forçada entrega mais ar ao motor diesel de Duramax.
"O projeto do All Terrain HD é uma expressão de suas capacidades - forte, funcional e absolutamente profissional da classe", disse Carl Zipfel, gerente de design. "Estamos animado sobre os elementos de design e explorar como eles poderiam se aplicar a GMCs futuro."
guarda-lamas grandes esticar para longe do corpo para cobrir os pneus de 35 polegadas de altura BFGoodrich. Na traseira, a caixa de carga possui fechadura, compartimentos de armazenamento acesas, juntamente com uma série de grampos de amarração, incluindo um par no chão cama e dois em cada lado da cama. Um tapete de borracha antiderrapante é usada na traseira, enquanto dois compartimentos especiais dentro da caixa de carga fornecer acesso a uma tomada de 110 volts e compressor de ar. Um forro de cama composta com uma "placa de circuito" único padrão fornece uma tampa protetora para a cama.
Motorizado, destacáveis ajudar passos para a cama de cabina e de carga tornar mais fácil para entrar e sair do Todo Terreno HD, enquanto maximiza a distância ao solo durante a condução off-road. Ele também incorpora uma série de elementos de iluminação de nível industrial para proporcionar maior visibilidade para uma condução mais segura, onde as estrelas podem ser a única outra fonte de iluminação. Os detalhes de iluminação incluem:
LED de alta intensidade taillamp farol, luz de nevoeiro e iluminação montado em resistente ao impacto e caixas compostas com iluminação edge-litLED de alta intensidade parque e transformar lâmpadas de sinalizaçãoSmooth aparência de frente luzes de presença integrada por trás da borda superior do vidro do pára-brisaCentro Integrado de alta montado luz de travagem e luzes de presença da retaguarda montada na borda superior do vidro da janela traseiraprojectores LED para a plataforma de carga e apoiar as medidas.O All Terrain HD é pintado Iridium metálicos - uma cor escura do carvão vegetal que revela um avermelhado, inflexão anodizado, quando vistos de certos ângulos. Ele complementa outros acabamentos anodizado e metal de cetim, no exterior, que dão o caminhão de uma aparência mais precisos e funcionais.
O interior coincide com a estética exterior, com nomeações de prémios e uma maior funcionalidade, incluindo a iluminação reforçada. Ela transmite solidez e precisão, detalhes sotaque mistura tais como malha de aço inoxidável e cromo acetinado, com uma expressão ampliada das características do Todo Terreno premium. Dois-tom escuro bancos de couro cinza, combinados com couro gravado fibra de carbono ao estilo as superfícies de assento, têm contraste costura vermelha. Adicional de couro-embrulhado características interiores incluem o volante, painel de instrumentos e consola central.
Uma rádio nova navegação também é destaque no Todo Terreno Serra conceito HD e previews rádios futuro a ser oferecidos em veículos GMC. Um sistema integrado de 80 gigabytes de disco rígido contém dados de mapas para o sistema de navegação. Ele elimina a necessidade de um disco de mapas e proporciona maior capacidade de armazenamento de música a partir de dispositivos portáteis. Ele também possui DVR-estilo "playback lapso de tempo", que permite até 20 minutos de gravação / reprodução do AM / FM / estações de rádio XM.
Todos os chassis e suspensão do terreno
Baseado no chassi do 2011 caminhões Sierra HD, o All Terrain HD apresenta uma armação de aço totalmente fechada com excepcional resistência e rigidez à torção.Ele incorpora a suspensão do modelo de produção "nova frente independente e suspensões traseiras assimétricas mola, mas com um maior de 73 polegadas (1.853 mm) faixa (dianteiro e traseiro) que aumenta a estabilidade durante o off-road e estradas. A produção Sierra 2500HD tem vias dianteira e traseira de 68,8 polegadas (1.748 milímetros) e 67,3 polegadas (1.709 mm), respectivamente.
Um aumento da altura do passeio proporciona maior altura livre do solo de 21,1 polegadas (536 mm) na roqueiros e 11,8 polegadas (300 mm) com a derrapagem placas, enquanto especializados choques Fox off-road entregar excepcionais de amortecimento em terrenos difíceis. Eles foram criados especialmente para o All Terrain HD, com válvulas específicas. Os choques característica visível, à distância de reservatórios de fluido - ligado aos órgãos de choque através de mangueiras de costume - montado na casa do leme e os forros são comparados com os choques jounce dianteiro e traseiro. Eles acrescentam compressão de amortecimento e mais rebote controlada, o que ajuda a aumentar a estabilidade, controle e manuseio.
O All Terrain HD também possui desconexão electrónica da barra estabilizadora dianteira, que permite maior capacidade de rastreamento em terreno rochoso. O motorista simplesmente aperta um botão no interior da cabina para desconectá-lo da suspensão dianteira.
braços de controle personalizado superior e inferior da suspensão dianteira são projetados para trabalhar com os choques Fox off-road e choques jounce, apoiando a maior distância ao solo e altura de passeio. Eles contribuem para a maior faixa, assim como as rodas de alumínio de 20 polegadas agressiva máquina todo-terreno. As rodas são profundas, com seis elementos split-falou, e são construídas em um método flange drop-reverso que assegura a força ideal. Eles também apresentam uma mistura de cromo acetinado e acabamento em alumínio anodizado, que proporcionam maior durabilidade e uma aparência de elevado valor que complementa o corpo Iridium cor metálica.
Um completo composto underbody escudos sistema de proteção da transmissão do All Terrain HD, o sistema de transmissão, tanque de combustível, sistema de escape e os diferenciais dos eixos. Ele começa com o pára-choque dianteiro, que rola debaixo do caminhão e leva a um composto pan barriga, integral, que abrange uma placa do patim suspensão dianteira. As tampas de proteção também são montados sob o acionamento componentes, enquanto os diferenciais dianteiro e traseiro recurso directo montadas as placas do patim. O amortecedor traseiro é integrado com a placa traseira derrapar.
detalhes Powertrain
A Serra All Terrain conceito HD é propulsionado pelo novo 6.6L, a produção Duramax turbo-diesel de V-8 e Allison 1000 de seis velocidades combinação de powertrain transmissão automática oferecidos no 2.011 caminhões Sierra HD. O Duramax é avaliado em 397 cavalos (296 kW) e 765 lb-ft de torque (1037 Nm).
O poderoso 6.6L Duramax é mais baixo consumo de combustível - com até 11 por cento maior economia de combustível que versões anteriores - e reduz as emissões de NOx em até 63 por cento. A eficiência do powertrain é assistida pelo Allison 1000 transmissão, que exige menos energia do motor para funil de torque para os eixos. Ele também incorpora um "inteligente" recurso de freio de escape que ajuda a poupar o desgaste dos freios em declives, um recurso disponível sobre a produção de Serra HDs.
Com o mesmo powertrain comprovada como caminhões produção Sierra HD, o All Terrain HD proporciona comparáveis transporte e reboque de recursos, incluindo:
capacidade de carga útil estimada de 2.700 libras (1,225 kg)capacidade de reboque convencional estimado de 13.000 libras (5,896 kg)Estimativa de quinta roda do reboque a capacidade de £ 15.600 (7,076 kg).A Serra All Terrain HD também possui tração nas quatro rodas, com dianteira de bloqueio automático e diferenciais traseiros, enquanto as de 14 polegadas, quatro rodas, sistema de freio a disco a partir da produção Sierra HD oferece o poder de parada única para este off-roader.
Sobre o GMC
GMC está evoluindo para incluir mais caminhões de combustível e crossovers. O GMC Terrain é um pequeno SUV que oferece economia de combustível de 32 mpg rodovia juntamente com a capacidade de experiência em engenharia, e requinte que definiram GMC para mais de um século. Complementando o terreno são o crossover Acádia oito passageiros, picapes, Yukon e Yukon XL e Serra. Hoje GMC é o único fabricante que oferece três full-size modelos híbridos. Detalhes sobre todos os modelos GMC estão disponíveis no www.gmc.com.
GMC SIERRA ALL TERRAIN conceito especificações HD
Veículo:
GMC All Terrain conceito HD
Estilo da carroceria / tração:
5 passageiros de táxi de tripulação, 3/4-ton 4-wheel-drive pickup pesados
Construção:
corpo para o quadro
Motor:
Duramax 6.6L turbo-diesel
Horsepower / kW @ rpm:
397 / 296 @ 3000
Torque (ft-lbs / / Nm) @ rpm:
765 / 1037 @ 1600
Transmissão:
Allison 1000 automática de seis velocidades
Suspensão (dianteira):
de longa e curta-braço independente com barras de torção
Suspensão (traseira):
semi-elípticas de dois estágios de mola multi-folha
Tipo de direção:
integrante assistida por esferas recirculantes
Freios (tipo):
assistida, travões Hydroboost sistema aplica-se, a disco nas quatro rodas, ABS nas quatro rodas
Freio diâmetro do rotor x espessura(Mm):
frente: 13,97 x 1,57 / 355 x 40traseira: 14,17 x 1,34 / 360 x 34
Roda tamanho e tipo:
Alumínio 20 x 9.5 polegadas
Pneu tipo e tamanho:
BFGoodrich 325/60R20 KM2
Distância entre eixos (mm):
148.6 / 3774
Comprimento total (mm):
230.9 / 5864
Largura total (mm):
83 / 2106
Altura total (mm):
81.8 / 2077
Track - frente (mm):
73 / 1853
Track - traseiro (mm):
73 / 1853
Distância mínima ao solo - (mm):
21,1 / 536 (em painéis rocker);11,8 / 300 (em placas do patim)
Ângulo de ataque - frente (grau.):
39
Ângulo de ataque - atrás (grau.):
31
Carga útil máxima (lbs / kg):
2700 / 1225 (est.)
Capacidade máxima de reboque - arranco de bola (lbs - kg):
13.000 / 5896 (est.)
Capacidade máxima de reboque - engate de quinta roda (lbs - kg):
15.600 / 7076 (est.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário