Audi A8 |
Audi retomou no Brasil as vendas de seu maior e mais luxuoso sedã, o A8. Por cerca de R$ 500.000 (o preço ainda não foi definido), a versão 2011 do modelo, que possui 5,13 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,46 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, chega ao território nacional repleto de tecnologias e luxos capazes de deixar seu proprietário confuso sobre qual local do veículo desejará ocupar: se entretendo com os gadgets no banco do motorista ou relaxando nos confortáveis assentos traseiros.
Se por fora as proporções "faraônicas" do A8 impressionam em ruas brasileiras, onde reinam veículos compactos, o interior do sedã, curiosamente, não aparenta ser tão grande. Longe de ter espaço limitado, os assentos do modelo de luxo se assemelham a poltronas, que com diversas regulagens e ajustes abraçam os ocupantes, tornando a noção de espaço limitada. Mas não passa de sensação: com as pernas esticadas no “sofá” traseiro, os passageiros podem desfrutar de regulagens individuais do ar-condicionado, controle da luminosidade dos leds, aquecimento e ventilação dos bancos, além de diferentes tipos e níveis de massagens. Afinal, optar por não ocupar o assento do motorista foi uma decisão estressante e é preciso relaxar.
Os bancos dianteiros também oferecem as mordomias presentes nos assentos traseiros, porém, o condutor pode dispensar o uso dos mesmos e assumir o comando de um disposto 4.2 V8 FSI (injeção direta de combustível) capaz de gerar 372 cavalos de potência a 6.800 rpm e 45,4 kgfm de torque a 3.500 rpm. Motivos mais que suficiente para que o proprietário decida mandar seu chofer como passageiro.
Eficiente em todos os sentidos
A marca germânica informa que entre os diversos aprimoramentos que realizou no motor 4.2 V8, trabalhou para reduzir o atrito das peças móveis do bloco, alteração que auxiliou na adição ne 22 cavalos de potência aos 350 cv já existentes, além de colaborar na redução das emissões de CO2 e do consumo de combustível do A8. Junto aos ajustes mecânicos, que também incluem nova bomba de óleo com volume variável para diminuir o consumo de energia do motor quando a lubrificação máxima não é necessária, o modelo recebeu novo câmbio com 8 marchas.
Para averiguarmos na prática o resultado das melhorias, levamos o A8 para o campo de provas e o submetemos a uma bateria de testes completa. Embora “esportivo” não seja um termo justo para definir o modelo, seu comportamento dinâmico foi exemplar, especialmente se levarmos em conta seu peso de 1.835 kg. Para atingir os 100 km/h, o sedã fez valer seu sistema de tração integral quattro, para não deixar as rodas patinarem, e necessitou de 6s3.
A elasticidade do motor chamou a atenção durante a avaliação. Sempre suave e linear em toda sua faixa de funcionamento, o bloco V8 permitiu ao o A8 retomar de 40 km/h a 100 km/h em 5s7. De 60 km/h a 120 km/h, o modelo necessitou de apenas 5s5, enquanto para ir de 80 km/h a 120 km/h o tempo gasto foi de 4s6.
O motor 4.2 é empolgante e só tem sua discreta sinfonia (por conta do ótimo isolamento acústico) interrompida nas 7.000 rpm. Mesmo com todo o desempenho, o A8 revelou apetite contido na hora que seu tanque de 90 litros foi reabastecido, registrando médias de 6,2 km/l em ciclo urbano e 9,2 km/l no rodoviário. A 100 km/h em 8ª marcha na estrada ele gira a discretos 1.800 rpm.
Para motores fortes, freios ainda mais fortes. Com isso, o A8 demonstrou novamente equilíbrio em seu conjunto durante as provas de frenagem, necessitando de apenas 36,7 m para parar vindo a 100 km/h.
V8 não é tudo
Desenvolvido para ser a vitrine de tecnologias da Audi, o A8 é equipado com uma extensa lista de itens de série. Entre seus principais componentes, o modelo oferece o chamado ACC (Adptative Cruise Control), piloto automático que, por meio de sensores, é capaz de frear o modelo quando este se aproxima muito de outro veículo à frente e retomar a velocidade pré-selecionada quando o caminho está livre.
Outro componente de destaque do A8 é o sistema de visão noturna, que exibe, em tela localizada no meio do painel de instrumentos, a imagem térmica do caminho à frente do modelo. O sistema permite a identificação de objetos que se aproximam do veículo, mesmo antes destes serem alcançados pelo facho de luz dos faróis de led. Quando a distância de um obstáculo se torna inferior a 300 metros, o computador identifica o mesmo e, caso ele seja classificado como uma pessoa, recebe contorno amarelado para maior destaque. Se o risco de colisão se torna iminente, o contorno se torna vermelho e um aviso sonoro é emitido.
O sistema MMI (Multi Media Interface) permite com que o motorista ou o passageiro realizem diversos ajustes no veículo por meio de uma tela de 7". A tecnologia oferece seleção das estações de rádio, arquivo de músicas e acesso às informações do telefone celular que estiver conectado no sistema Bluetooth, entre outros. O componente também permite ajustes dinâmicos do modelo, como a rigidez da suspensão ou mesmo a resposta do acelerador.
A lista de itens de série do A8 também conta com teto solar, volante multifuncional, freios ABS, ESP (controle de estabilidade), suspensão a ar e alerta de obstáculos em pontos cegos, entre outros. Componentes muito convenientes para seu proprietário... E para o chofer também, esteja ele dirigindo ou no banco do passageiro.
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